A proposta pedagógica das Creches da SAEA está alicerçada na perspectiva sócio interacionista que conduz o processo de aprendizagem por meio das interações sociais. O aluno é o sujeito da aprendizagem, mas também aquele que aprende com o outro o conhecimento gerado pelo seu grupo social. Nesse sentido, todas as atividades contribuem para seu pleno desenvolvimento, tais como: brincadeiras, vivências, convivências, diferentes linguagens, assim como a inserção de valores e conhecimentos importantes à sua formação pessoal.
Para tanto, a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência tem o compromisso de:
- conduzir a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do meio social, dos objetivos, das relações, do espaço e, por meio disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar;
- oferecer condições para o trabalho coletivo, possibilitando a convivência entre crianças e entre adultos e crianças, propondo a educação em sua integralidade;
- propor atividades reconhecendo as singularidades individuais e coletivas das crianças e nas considerações das peculiaridades da faixa etária atendida pela Educação Infantil;
- promover nos alunos estímulos à autonomia, acesso à ampliação de saberes, à criatividade, ao lúdico, e ao desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivo-social e motor;
- proporcionar um ambiente acolhedor, onde os pequenos recebam muito afeto, cuidados, atenção, respeito, carinho, proteção e segurança, favorecendo as necessidades da primeira infância;
- desenvolver materiais pedagógicos para as ações descritas, respeitando os estágios de desenvolvimento das crianças.
- capacitar o professor para uma nova dinâmica de ensino e aprendizagem, buscando, na medida do possível, unir tecnologia e ludicidade;
- estimular o exercício de liderança, cooperação e negociação, por meio do trabalho em equipe e da divisão de tarefas;
- promover a educação inclusiva e exercitar a empatia;
- proporcionar a construção do conhecimento de forma inovadora, buscando atingir a linguagem do aluno do século XXI;
- despertar o interesse pela produção oral, escrita, artística da criança;
- desenvolver o protagonismo, a criatividade e a responsabilidade social na criança;
- viabilizar a inserção da criança no mundo da tecnologia de maneira atrativa, legítima e atual;
- estabelecer uma relação pautada em valores morais e éticos, ou seja, convivência respeitosa e disposição para ensinar e aprender em todos os momentos, quer alunos, professores e funcionários;
- propiciar entre a equipe educativa a reflexão e a troca de experiências, no intuito de organizar atividades mais eficientes, favorecendo o crescimento e a atualização profissional.